Todo ano o caderno gastronômico Paladar do jornal Estadão publica uma edição especial com o prêmio "melhores do ano". Eu costumo aguardar ansiosamente e confesso que gosto mais dessa seleção do que o concurso anual da revista Veja.
O motivo de compartilhar isto com vcs é comemorar a eleição do PRODUTO DO ANO: pão feito com fermentação natural! Algo que já é bastante tradicional em países como a França, começa a ganhar merecida atenção no Brasil. Clique na imagem para ver a matéria completa:
"Hoje, saem de muitos fornos pães feitos a partir da fermentação natural. Casas como a Julice Boulangère, a belga Le Pain Quotidien, a PÃO (pioneira no uso de ingredientes orgânicos), a Eat... Empório Restaurante (capitaneada pelo expert Rogério Shimura) e a Marie-Madeleine Gourmet estão entre as que adotam o método, que é mais demorado e trabalhoso. E rende pães mais complexos, mais ricos."
Não somos uma padaria "chique" como as citadas acima mas, desde meados deste ano, fazemos os nossos pães com fermentação natural (exceto os também deliciosos brioches!) . E claro, orgulhosamente servidos em nosso café da manhã! Vale lembrar, como estímulo, que tudo aqui sai de uma simples cozinha, fogão/forno doméstico, sem equipamentos profissionais. Portanto, embarque nessa vc também e se precisar de um empurrãozinho, comece por este post. Vc nunca mais verá um pão com os mesmos olhos!
Viva o pão artesanal!!
Atualização: confiram também a edição de 13/Dez do Paladar, com o pain au levain na capa!
http://blogs.estadao.com.br/paladar/os-cascas-grossas-saem-do-forno-edicao-1312/
VIVAAA!!!!!
ResponderExcluirMuito legal o post, as fotos, vcs...hehehe
beijo paulinha