Chalé em São Bento do Sapucaí - Pedra do Baú

(para mais informações, confira os links na coluna ao lado)

Nossa proposta:
um cantinho no pé da montanha, com um pouco de conforto e muita paz...

domingo, 28 de agosto de 2011

Os vira-latas

Para evitar surpresas, não podemos deixar de apresentar nossos anfitriões caninos: Cohiba & Fidel!

Ainda filhotes, mas já dormindo como irmãozinhos

O Fidel é muito inteligente e olha nos seus olhos como se entendesse tudo. Aprende comandos novos em minutos, tem sangue de corredor e é mais medroso com estranhos.

Já o Cohiba costuma encantar pela sua brancura e afinidade com qualquer um, ele é muito dado. Não é tão esperto quanto o "irmão" mas é bem caseiro e companheiro, promete ser mais guardião.

Fiquem tranquilos que eles não são bravos!

Nos contenta a idéia de que adotá-los proporcionou a eles uma vida pra lá de boa. Pra se ter uma idéia, o Fidel é provável único sobrevivente de sua ninhada. A foto abaixo não nos deixa mentir sobre a alegria deles (o Cohiba adora a bochecha do Fidel :-)

Brincadeira de cachorro

Quem quiser ver mais sobre os bichanos, acessem o blog da Yuri!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quintal do Chalé

Aproveitando a ocasião do aniversariante do dia, registrei uma foto-homenagem da cidade sob uma fina névoa e seu símbolo maior, o complexo rochoso do Baú. Clique na imagem para ampliá-la:

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cachaça de Luminosa


Quem me conhece acaba descobrindo logo que aprecio uma boa cachaça. Não ia demorar muito para eu pesquisar os alambiques aqui da região, e indico abaixo um ótimo passeio para conhecer a cachaça artesanal de Luminosa, cidadezinha (distrito de Brazópolis) próxima a São Bento.

A fazenda do Sr. Guido é bem grande. Além do alambique, tem pesqueiro, pousada e aos finais de semana e feriados o restaurante abre para servir comida caipira de verdade: já encontrei por lá delícias como dobradinha, galinha caipira, carne de búfalo, leitoa, pernil, e muito mais... tudo bem caseiro e simples como deve ser. Uma boa pedida é a farta porção de pururuca, é só regar com limão e escoltá-la com cerveja gelada ou tubaína, um bom papo e a tarde passa tranquila e fácil...

O alambique é completo: desde o plantio da cana, cultivo do fermento, destilação, até o envelhecimento, tudo é feito por ali. Pode-se comprar cachaça nova (branquinha) boa e barata, tem também uma safra de 2003 (carvalho) que é uma preciosidade. Para quem gosta, o Sr. Guido também prepara garrafas licorosas com sabores de frutas.

destilação, engenho e a caminhonete que transporta 1 tonelada de cana por vez

Indo de São Bento do Sapucaí para Campos do Jordão pela Estrada da Campista, após passar pela cachoeira do Toldi, continue subindo e atente para uma saída à esquerda, com placa para Luminosa. A estrada é de terra, bem batida, desce o vale todo até Luminosa em cerca de 30min. Uma vez lá, ao invés de entrar na cidade à direita, basta pegar uma subidinha à esquerda que logo haverá uma bifurcação com placa para o alambique. Em termos de custo benefício, é um dos melhores que já visitei e sempre me abasteço das cachaças que o Sr. Guido produz. Recomendo!

Abraços (e se beber, não dirija!)
Cláudio